05/06/2009

SALA DIGITAL ESCOLA JOAQUIM NABUCO

A Sala Digital da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, foi concluida neste ano, o espaço é amplo, bem iluminado, porém, não possui ar condiconado, conta com 10 máquinas. As mesmas já foram instaladas. A responsável pela sala é a funcionária Lucia, a qual está fazendo um Curso de Qualificação para atender a Comunidade Escolar.

Projeto "Socializar a partir de boas atitudes

Escola Estadual de Ensino Médio
JOAQUIM NABUCO
Município: Tupanciretã
Coordenadoria: 9ª
Diretora: Mara Neide Garcia Moreira Silva
Supervisora: Lenira Ribeiro da Silva
l. Projeto: Socializar a partir de boas atitudes
2. Participantes: Alunos das 7ªs séries da Escola Estadual de Ensino Médio Joaqum Nabuco
3. Período de Realização: abril a dezembro do corrente ano.
4. Área de abrangência: Município de Tupanciretã
5. Carga horária:
- Um período semanal com os alunos;
- Um período semanal para planejamento e avaliação;
- Um encontro quinzenal com a Direção da Escola para avaliação.
6. Órgão promotor: Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco
7. Grupo Executor:
7.1 Professora:
Orfila Fagundes Machado
8. Objetivos Gerais:
- Melhorar o relacionamento entre os alunos das 7ªs séries e estabelecer respeito mútuo entre
os mesmos;
- Contribuir para a formação humanística nos seus mais diversos aspectos: psicológico, social,
afetivo e cognitivo;
- Desenvolver a interação social eficaz e significativa, visando eliminar barreiras, derrubar
preconceitos e integrar os alunos.
9. Objetivos Específicos:
- Desenvolver e reforçar hábitos e atitudes necessários para um melhor convivência e
aceitação social;
- Valorizar o colega e respeitá-lo a partir das diferenças, seja de cor, raça, religião ou
classe social;
- Oportunizar ações de solidariedade e interagir com os mais necessitados;
- Possibilitar aos alunos atividades que o levem a reflexão de atitudes humanas e que levem
bons exemplos aos demais.
10. Justificativa:
O presente projeto justifica-se pelo fato de que os alunos das 7ªs séries encontram-se com
comportamento de discriminação, preconceito e falta de coleguismo entre eles. As turmas
necessitam tornar-se mais unidas e integradas em atividades que as façam pensar em seu
comportamento e atitudes a fim de melhorá-los.
Desse modo, o projeto vem trazer uma complementaridade ao ensino formal, buscando
intensificar as relações sócio-afetivas, bem como acrescentar uma educação de bons valores.
11. Metodologia:
Para a realização deste projeto serão elaborados encontros com atividades diferenciadas.
Após cada encontro será realizado um momento de reflexão sobre o assunto abordado, bem
como uma avaliação dos nossos hábitos e atitudes. Segue algumas atividades que serão
realizadas: filmes (Corrente do Bem, Alma de Campeão); músicas, ações sociais, brincadeiras,
visitas, teatro, seminário ...
12. Recursos:
12. 1: Humanos: Direção, Vice-Direção, Coordenação, professora e alunos.
Materiais: TV. DVD, aparelho de som, revistas, cartazes.
13. Operacionalização:
- Reunião para organização do projeto com a direção da Escola;
- Fixação de um cronograma das atividades a serem desenvolvidas;
- Seleção e confecção de material para a execução do projeto;
- Reuniões semanais para planejamento das atividades interdisciplinares;
- Reuniões quinzenais com a Direção da Escola e coordenação do projeto;
- Avaliação;
- Planejamento.
14. Avaliação:
A avaliação utilizada privilegiará a forma processual, desenvolvendo-se de acordo com as
ações efetivadas, a permanência e o envolvimento das pessoas, bem como a mudança de
comportamento social dos mesmos.
15. Cronograma de Execução: Ano de 2009

01/06/2009

Não existe sociedade na qual na qual o sistema de educação não apresente o duplo aspecto: "o de ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo".
Emille Durkheim

Mensagem

"Que nossas mãos possam ser portadoras de afagos, de carinhos...
Que escorram delas os mais límpidos sentimentos de bálsamos...
De alívio, de força, de luz.. Que possam ser espraiados na terra árida... fazendo germinar o amor entre as pessoas..; Multiplicando cada melhor essência de nós... Fazendo-nos fortes em meio a tempestade... Deixando-nos ver o sol que nasce... Que rompe a noite... Que faz vida e que se chama AMOR!